A realidade das pequenas e médias empresas (PMEs) é diferente das grandes corporações. As PMEs possuem menos recursos para investir em soluções em TI, exigindo que todo o capital seja aproveitado estrategicamente. Além disso, enquanto as grandes empresas possuem times maiores e especializados, as equipes das PMES costumam ser enxutas e multitarefas.
Dentro desse contexto tão específico, é fundamental que um fornecedor esteja a par dos desafios das PMEs para propor soluções em TI eficientes. Confira algumas questões que as PMEs precisam avaliar antes de contratar um parceiro!
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O fornecedor oferece o que você precisa?
O primeiro passo é lançar um olhar apurado sobre as necessidades da sua empresa. Faça uma lista das atuais rotinas relacionadas à TI e das atividades que gostaria de agregar. Na sequência, certifique-se de que as propostas dos fornecedores cotados estejam sintonizadas com essas demandas e expectativas.
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O serviço é personalizado?
As soluções de hardware e software sugeridas pelo fornecedor devem estar alinhadas à realidade específica da sua empresa, visando aproveitar recursos e garantir economia. Isso só é conseguido após um bom diagnóstico. Também é importante que o fornecedor seja imparcial e não privilegie marcas por interesse. O ideal é que ele ofereça opções diversificadas, cabendo a você a escolha final sobre o que contratar.
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As soluções do fornecedor são abrangentes?
Para as pequenas e médias empresas, é mais prático, eficaz e econômico centralizar as demandas num único fornecedor – desde que este realmente tenha habilidade em tudo o que se propõe a fazer. O ideal é que, além de consultoria, infraestrutura, segurança e suporte em TI, o fornecedor também ofereça soluções em telefonia digital – já que são áreas que caminham juntas.
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O atendimento é ágil?
O suporte em TI deve ser rápido, o que implica em canais de solicitação e acompanhamento de chamados fáceis e dinâmicos. A forma como o serviço será prestado também deve ser clara. Por exemplo, apenas um plano mensal abarca tudo o que você precisa ou será necessário contratar serviços avulsos? O suporte em TI em horário comercial é suficiente ou será preciso investir num atendimento 24 horas x 7 dias por semana?
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A equipe é de alta performance?
Ninguém contrata um funcionário sem antes avaliar o seu currículo, correto? O mesmo vale para o time que lhe dará suporte em TI. Solicite informações quanto a formação, capacitação técnica e atualização da equipe. De quebra, cheque também a missão e os valores do fornecedor.
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Há controle de qualidade?
Sim, é preciso monitorar o desempenho dos serviços por meio de relatórios. Controles como Service Level Agreement (SLA’s) – em português, “Acordo de Nível de Serviço” – comprovam que as entregas estão sendo realizadas conforme o combinado e que o serviço oferecido é de qualidade.
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Solicite referências de outras PMEs
Provavelmente, as suas necessidades são similares a de outras pequenas e médias empresas. Assim, ao relatar a sua realidade ao fornecedor, veja se ele já atendeu casos similares. Nós da TicMax somos especializados em soluções em TI para PMEs de diversas áreas. Conte para nós os desafios da sua empresa que providenciaremos um orçamento sem compromisso.