Não importa se a sua empresa possui apenas dois computadores ou dez mil máquinas. O fato é que, hoje em dia, qualquer negócio precisa de tecnologia para funcionar.
A tecnologia, contudo, está vulnerável a diversos tipos de problemas que podem prejudicar diretamente a operação de pequenas e médias empresas. Pode ser desde um sistema que está fora do ar, passando pela lentidão da internet ou pelaperda de dados importantes. Transtornos que paralisam serviços, deixam clientes insatisfeitos e – claro – provocam prejuízos financeiros. É contra esses problemas que entra em cena o suporte em TI.
Melhor prevenir do que remediar
A função do suporte em TI para pequenas e médias empresas seria, então, apagar incêndios? Não só. Assim como é melhor adotar hábitos saudáveis e não adoecer do comprar medicamentos, o mesmo princípio vale em relação à tecnologia. Sai mais barato evitar que o problema chegue à empresa – e também estar preparado caso ele bata à porta – do que simplesmente correr atrás do prejuízo.
Para isso, as soluções em TI são as mais variadas: instalação e atualização de softwares e antivírus; implantação e orientação sobre serviços de e-mail; backups; estruturação de links de internet; resolução de erros de sistema; melhor organização da rede; proteção dos dados da empresa; computação na nuvem; implantação de nova infraestrutura de TI; entre outras.
“Quando a tecnologia funciona a favor da micro e pequena empresa, há a simplificação de processos, o aproveitamento da capacidade produtiva e, consequentemente, mais economia”, resume Daniel Magalhães, sócio diretor da TicMax – empresa que fornece suporte em TI para pequenas e médias empresas.
Mais barato do que aparenta
Isso significa que eu preciso montar um time de TI dentro da minha empresa para estar bem amparado tecnologicamente? Não mesmo! As pequenas empresas costumam possuir uma equipe enxuta e focada na finalidade principal de seu negócio. Assuntos de TI ficam de lado justamente porque é inviável do ponto de vista financeiro contratar e treinar um time.
Nesse caso, o mais vantajoso é investir em um fornecedor terceirizado de soluções em TI, principalmente um parceiro que conheça as necessidades e desafios das PMEs. A área de suporte de TI da TicMax, por exemplo, possui profissionais especializados e atualizados por um custo menor do que a contratação de um funcionário CLT.
“A primeira coisa que fazemos é um diagnóstico e inventário do ambiente de TI da empresa, dando as orientações para deixá-lo redondo. Na sequência, nosso suporte em TI pode atender tanto no estabelecimento do cliente quanto por acesso remoto (internet), solucionando diariamente solicitações variadas. Quando a empresa precisar, estaremos disponíveis para lhe dar o suporte em informática necessário”, assinala.