Pequenas e Médias empresas (PMEs) contam com uma variedade crescente de ferramentas, produtos e Soluções em TI e Telefonia para facilitar o seu dia a dia, aumentar a sua produtividade, reduzir custos e otimizar os seus resultados. E o melhor é descobrirem que este universo é bem mais acessível do que pensavam, tanto do ponto de vista financeiro, quanto operacional.
Porém, diante de tanta variedade, como escolher as opções mais adequadas ao seu negócio, à sua organização? Escolher bem é fundamental para que as Soluções em TI e Telefonia sejam um investimento que trará retorno aos resultados de negócio e não uma mera despesa operacional.
Comece pelo Diagnóstico de TI e Telefonia
Para selecionar adequadamente os serviços e Soluções em TI e Telefonia, antes de mais nada, será necessário solicitar um bom diagnóstico ao seu parceiro de Suporte em TI e Telefonia, que deverá conhecer bem o seu negócio para recomendar somente o que for aderente à sua organização: nem mais, nem menos.
Hardwares e Infraestrutura de Rede
Para um ambiente de TI devidamente organizado e mais confiável, é necessário avaliar configurações adequadas de Hardwares e Sistemas, levando em conta a função que cada colaborador exerce.
É importante, também, checar se as instalações de rede (fiação/cabeamento) estão em boas condições e sem interferências, bem como se a manutenção de cada computador, servidor, nobreak, ar condicionado e demais equipamentos estão em ordem. Verifique ainda se os sistemas estão atualizados e com as configurações compatíveis com as atividades atribuídas ao mesmo.
Uma análise bem realizada poderá resultar em um Relatório de Melhorias, que além de evidenciar possíveis problemas e ameaças, servirá de base para o planejamento de um cronograma de atividades, com priorização dos itens mais importantes, estimativa de custos e prazos para sua implementação/execução.
Conte com um Suporte experiente para um resultado melhor na Infraestrutura de TI e Telefonia como um todo, bem como no atendimento às demais Soluções em TI e Telefonia a serem implementadas.
Telefonia Digital – VOIP nas Soluções em TI e Telefonia
Com a melhoria da qualidade da internet, tornou-se possível explorar mais o uso da telefonia via internet por meio da tecnologia VOIP (Voz sob IP), tornando-se essencial entre as Soluções em TI e Telefonia. Há diferentes soluções no mercado, sendo preciso tomar certos cuidados, pois, se mal instalada, sem as devidas parametrizações da rede e da internet, a qualidade da voz poderá ser afetada (picotes, efeito robotizado etc.).
Em um ambiente normal, com link de qualidade (podendo ser Banda Larga inclusive) e uma correta parametrização da rede, a pessoa não conseguirá distinguir entre um sistema de telefonia analógico e um VOIP. Empresas como American Express e Pepsico, nos EUA, por exemplo, utilizam o 3CX, um PABX digital que usa o próprio servidor da empresa para ser configurado, com inúmeras funcionalidades e facilidades. Este sistema é representado no Brasil pela TicMax, que além de cuidar de toda a instalação e manutenção, oferece uma análise prévia mostrando o quanto sua empresa pode economizar com esta tecnologia, que é bastante acessível a pequenas e médias empresas.
Compartilhamento de Dados
Muitas empresas erram ao não mapear adequadamente a sua rede e a não utilizar políticas de acesso a pastas e documentos para o devido compartilhamento de dados. Além de soluções para servidores, como por exemplo, o Active Directory (AD) da Microsoft, está cada vez mais comum o uso de soluções de compartilhamento e armazenamento de dados em nuvem como o Google Drive, OneDrive, Dropbox, entre outras do mercado.
Além da mobilidade e facilidade de acesso, algumas dessas soluções possuem recursos importantes para definir políticas de acesso. Uma análise mais aprofundada poderá oferecer uma alternativa interessante para a sua empresa. Pois, além de mais recursos, poderá eliminar a necessidade de manter um servidor (o que reduziria custos com manutenção, licenças, energia etc), otimizando, assim, o seu investimento em Soluções em TI e Telefonia.
Provedores de Internet
A internet passou a ser um dos itens mais essenciais para viabilizar operações das empresas. Receber e enviar e-mails, acessar os ERPs em nuvem, acessar Bancos e outros serviços essenciais, são algumas das operações que dependem diretamente da internet.
Dentre os tipos de conexões existentes, a Banda Larga é a mais utilizada, tendo como principais características: oferecer alta velocidade e com menor custo em relação aos demais tipos de conexão, porém, com links compartilhados e sem a garantia de consistência no alcance dos 100% da velocidade contratada. Oferecem esse serviço: Vivo, Tim, NET, GVT, entre outros provedores.
Já a conexão do tipo Links Dedicados se caracteriza por disponibilizar uma via direta do computador ao provedor (link não compartilhado), garantindo a velocidade contratada, com pouca variação), além de possuir um atendimento mais ágil e personalizado. Dessa forma, o custo do serviço é mais caro que o de Banda Larga. Oferecem esse serviço: Algar, Mundivox, Americanet, entre outras.
Existem também os links via Rádio, normalmente utilizados em regiões onde não chegam os sistemas convencionais. Além destes, existem outros não tão comuns ou acessíveis como o link via Satélite.
O correto dimensionamento dos links, as definições sobre redundância, assim como a indicação do melhor roteador ou Firewall (hardwares que conectam os links ao ambiente interno da empresa), ajudarão a manter suas operações em pleno funcionamento e devem ser contempladas em suas Soluções em TI e Telefonia.
Sistemas de E-mail Corporativo
Um dos meios de comunicação mais utilizado nas empresas é o e-mail, por isso é fundamental que o sistema de e-mail corporativo seja seguro e eficaz, além de agregar funcionalidades como agenda, grupos, backup automático etc.
Além do custo, é muito importante saber quais recursos o sistema de e-mail oferece. Um serviço que só ofereça a opção de configuração POP (no qual o e-mail é baixado no computador e não se mantém cópia em nuvem), oferece um risco muito alto de segurança, em situações de perda de dados do computador.
Entre os serviços de e-mail corporativo mais utilizados por PMEs, podemos destacar: Mandic Mail, Microsoft Exchange, Google Gmail, Locaweb, entre vários outros. A configuração e suporte feitos por um Suporte em TI especializado fará toda a diferença e valorizará o seu investimento nas Soluções em TI e Telefonia escolhidas.
Sistemas de backup
Para criar cópias de segurança dos dados/informações da empresa é necessário combinar soluções de armazenamento físico com soluções de armazenamento nas nuvens. Com a evolução dos ataques de vírus do tipo ransomware, o backup em nuvem pode representar a única salvação em casos onde todos os dados tenham sido criptografados (bloqueados), por isso deve estar contemplado nas boas Soluções em TI e Telefonia.
Convém que esse trabalho seja realizado por um Suporte em TI que além de especialista em implementar as soluções, seja também experiente no suporte dos processos de backup rotineiros, mesmo quando automatizados. Algumas referências presentes nas soluções e serviços de backup implementados pela TicMax: Acronis, Mandic Cloud, OneDrive Business, Dropbox Business, Google Drive, BackupExec Symantec, ArcServe CA.
Sistemas de Segurança/Proteção nas Soluções em TI e Telefonia
Pequenas e médias empresas têm sido as principais vítimas de ataques virtuais e ações de hackers, justamente por não darem a devida atenção à Segurança em TI.
Não existe uma única solução que garanta 100% de proteção às empresas. O ideal é que sejam instaladas soluções corporativas e com recursos de monitoramento. Com isso, a equipe de TI terá melhor gestão do ambiente, podendo gerenciar as atualizações, acompanhar as ocorrências e apontamentos feitos pelos sistemas, checar a aplicação das políticas de segurança e intervir de forma mais precisa sempre que ocorrerem ataques ou ameaças à rede da empresa.
Para as PMEs, recomenda-se, no mínimo, o uso de um bom antivírus (como por exemplo: o BitDefender, Trend Micro, Symantec) e de um Firewall, para fazer a gestão dos acessos à internet (com base nos padrões e políticas estabelecidos, o software impede o uso indevido da internet e o acesso a sites com riscos à segurança de TI), bem como para fazer a gestão dos links de internet. Além de contemplar, em suas Soluções de TI e Telefonia, um sistema de Backup em Nuvem.
Sistemas de Gestão
Cada vez mais acessíveis e essenciais para empresas que desejam crescer, os sistemas de gestão automatizam e gerenciam processos, controles e atividades das diversas áreas da empresa, tais como: Financeira, Contábil, Recursos Humanos, Comercial, Marketing, Relacionamento com Clientes etc.
Por menor que seja a sua operação, é importante considerar o uso de um ERP para aprimorar a gestão de seu negócio, entre outras Soluções em TI e Telefonia. Atualmente há soluções em nuvem, com custos muito acessíveis. O mercado oferece uma grande variedade de sistemas de gestão (ERP’s, CRM’s, Verticais) para as diversas áreas corporativas, entre eles: ContaAzul, Totvs, SAP, Bematech, SoftBras, PlanWork, Agendor, Pipedrive, Salesforce.
Vantagens de se Investir em Soluções de TI e Telefonia
Para Daniel Magalhães, diretor da TicMax, não há dúvidas de que Soluções em TI e Telefonia Digital, escolhidas adequadamente e bem implementadas por técnicos especializados, trazem vantagens para pequenas e médias empresas:
“Além de assegurar questões básicas de segurança e continuidade do negócio, a solução adequada e bem implementada, possibilita a redução de custos com telefonia, a maior agilidade e produtividade com a correta adequação das instalações e recursos aos funcionários, a proteção das informações com políticas de acesso devidamente configuradas, entre diversos outros benefícios que muitas vezes não são evidenciados ou só são levados em consideração em momentos críticos”.
A TicMax oferece soluções de Suporte em TI e Telefonia de baixo custo e de rápida implementação, voltadas especialmente para pequenas e médias empresas. Solicite-nos um contato e saiba como poderemos ajudar a sua empresa!