Assim como um check up ajuda a monitorar a saúde do corpo humano, um diagnóstico de TI é fundamental para pequenas e médias empresas entenderem como anda sua estrutura de TI e Telecom, detectar eventuais problemas e – principalmente – mitigar os riscos ligados à segurança, desempenho e manutenção do negócio. Um bom diagnóstico também ajuda o gestor a definir as ações de curto, médio e longo prazo, de acordo com as necessidades e riscos detectados no processo de levantamento dos dados.
Investir em prevenção ainda não é uma prática comum no Brasil, e isso pode levar a gastos maiores para solucionar os problemas decorrentes desta visão. Ao negligenciarem os cuidados e a manutenção de seu ambiente de TI, as empresas aumentam sensivelmente a incidência de problemas que reduzem a produtividade, paralisam os serviços de um funcionário ou áreas, ocasionam perda de dados, entre outros.
“Já vivenciamos a situação na qual uma empresa quase perdeu 16 anos de dados por não querer investir o equivalente a cinco refeições por mês em prevenção”, revela Daniel Magalhães, sócio diretor da TicMax Soluções em TI e Telecom. “Conseguimos recuperar os dados, porém, gastamos o equivalente a 30 vezes mais que o investimento sugerido inicialmente”, compara.
Como é feito o diagnóstico de TI?
O diagnóstico é realizado por técnicos especializados, que se utilizam de metodologia, ferramentas e softwares específicos para esta tarefa.
“Nosso check list envolve mais de 110 itens e abrange vários aspectos técnicos (segurança, desempenho, riscos, previsão de crescimento, etc.), além de uma verificação minuciosa de cada computador, para levantar informações sobre desempenho e softwares instalados”, descreve.
Após análise dos dados, é feito um documento relatando todos os pontos críticos, recomendações e a estimativa de gastos previstos (se necessário), ordenados por grau de importância. “Com este documento, a empresa terá melhor condição de analisar sua situação, e os gestores contarão com um embasamento mais claro para decidir sobre os investimentos e o momento mais adequado para realizá-los”, justifica Daniel.
A TicMax é uma empresa de Suporte em TI e Telecom especializada em pequenas e médias empresas. Ao optar pela TicMax, você ganha um diagnóstico de TI completo para sua empresa, e passa a contar com um Suporte de TI especializado.
O diagnóstico de TI da TicMax é totalmente personalizado e leva em consideração as particularidades e necessidades do negócio de cada cliente. Conheça mais sobre nosso trabalho, contatando-nos!