Segurança em ti: o que pequenas e médias empresas devem fazer

Que empresas e pessoas físicas precisam se proteger de falhas, fraudes e ataques virtuais em geral, você já sabe. Mas diante de tantas soluções e orientações de Segurança em TI oferecidas no mercado, quais seriam as mais adequadas e realmente necessárias para sua empresa?
A TicMax,empresa especializada em TI e Telefonia Digital para Pequenas e Médias Empresas, dá as dicas para você:

Faça um Diagnóstico do seu ambiente de TI

Muitas empresas desconhecem seu próprio ambiente de TI. Não tem nenhum tipo de controle de quem ou o que está sendo acessado na internet e, às vezes, questões mais elementares, como ter todas as estações protegidas por algum antivírus, são negligenciadas.
Um bom início para quem quer se proteger é fazendo um Diagnóstico de TI. Um bom profissional de TI, além de fazer um levantamento completo da situação do TI de sua Empresa, poderá propor as melhorias cabíveis, dando opções que podem ir das mais simples (mínimo necessário), até as mais completas, que oferecem maior cobertura e serviços.
Ter um bom parceiro prestador de serviços de TI, que esteja interessado em propor soluções na medida de sua necessidade, também é importante. Pois havendo maior adequação da necessidade x verba disponível, a possibilidade do projeto efetivamente sair do papel, será grande.

Elabore Políticas de TI simples e eficientes

Sua equipe sabe como proceder em relação ao ambiente de TI da empresa? Está claro para cada funcionário, na condição de usuário de TI, o que cada um pode ou não pode fazer? Quem pode instalar ou baixar programas e arquivos nos equipamentos e sistemas corporativos? Que cuidados deve tomar no envio e recebimento de e-mails, uso de CDS, DVDs, Pendrives etc? Que procedimentos e ferramentas de Segurança em TI a empresa utiliza?
Coloque essas normas, métodos e processos no papel e dissemine-os como sendo uma Política de TI obrigatória para toda a equipe, inclusive os terceiros que eventualmente trabalhem na empresa.Deixe claro os riscos para a empresa e o negócio caso um usuário não siga as instruções e recomendações. Mencione também as consequências para o usuário caso desrespeite essas normas.
Caso sua empresa conte com um parceiro prestador serviços de TI e Telefonia, ele poderá dar todo o suporte e consultoria para elaboração dessa política. Reveja essa política periodicamente, faça um planejamento indicando ações para garantir a segurança da informação e proteção do ambiente de TI.

Implemente Ferramentas de Segurança em TI:

Conforme Daniel Magalhães, diretor executivo da TicMax, cada empresa tem uma realidade distinta e o Diagnóstico de TI deve apontar as ferramentas de Segurança da Informação mais adequadas para cada caso: “Conhecer as várias ferramentas oferecidas pelo mercado e realizar um diagnóstico preciso de TI é fundamental para trazer a solução certa, justa, econômica e mais eficaz para os nossos clientes” comenta. Em geral, as soluções de Segurança em TI contemplam no mínimo os seguintes elementos:
Antivírus: visa bloquear os malwares, programas prejudiciais que na maioria atuam como parasitas, invadindo os programas do seu computador com o objetivo de se espalhar, por isso popularmente são chamados também de vírus.
Firewall: atua como uma barreira de proteção para toda a rede da Empresa. Existem diferentes tipos de Firewall no mercado. Os mais sofisticados estão embutidos dentro de uma UTM (UnifiedThreat Management), que é um equipamento com vários tipos de serviços, que no geral visam a gestão dos acessos de internet, antivírus de borda (proteção da rede como um todo), antispam, identificação e prevenção de invasões, gerenciamento dos links de internet, entre várias outros serviços.
Antispam: serviço de controle de recebimento de e-mails indesejados, normalmente propagandas enviadas para várias pessoas ao mesmo tempo ou com grande possibilidade de conterem vírus. Existem vários tipos de Antispam no mercado, podendo envolver equipamentos ou somente instalação de softwares.
Computação nas Nuvens: basicamente, trata-se de acessar arquivos e executar várias atividades pela internet. No âmbito da Segurança da Informação, uma das soluções mais importantes é o Backup na Nuvem. Vírus modernos como o Ransomware geralmente não são completamente barrados ou eliminados pelo Antivírus, Firewall ou Antispam. O Ransomware criptografa (bloqueia) o uso de arquivos importantes das empresas, exigindo um resgate, que podem chegar a milhares de Euros. Com o Backup em Nuvem, é possível recuperar todos os dados, garantindo o negócio de sua empresa.

A TicMax oferece soluções de Segurança em TI de baixo custo e de rápida implementação, voltadas especialmente para pequenas e médias empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *