Como melhorar infraestrutura de ti e telefonia nas pmes

Uma pesquisa da Intel com empresas de todo o mundo revelou o que muita gente já imaginava: a atual infraestrutura de TI é velha, ineficiente e cara. Segundo o estudo, aproximadamente 32% dos servidores possuem mais de quatro anos de uso e, apesar de representarem somente 4% da estrutura do negócio, abocanham até 65% do consumo energético.
Não é difícil imaginar que tal problema é maior nas pequenas e médias empresas. Muitos pequenos empresários pensam que equipamentos (hardware) e programas (software) podem ser utilizados por anos a fio e que atualizações periódicas são indicadas apenas para grandes corporações.
Tal crença, contudo, está errada. Uma estrutura ultrapassada prejudica a segurança e a operacionalidade da empresa, afetando diretamente a receita ao final do mês. Isso porque a tecnologia é responsável pela funcionalidade de qualquer negócio e impacta na produtividade dos funcionários. Além da ineficiência operacional, o uso de servidores ultrapassados gera um custo de manutenção maior.

Hora de crescer

Muitos motivos podem levar às pequenas e médias empresas a desejarem ampliar e atualizar sua infraestrutura de TI, como exigência do mercado ou necessidade estratégica. O problema, aqui, é que PMEs geralmente não planejam sua infraestrutura quando iniciam o seu negócio e acabam seguindo o mesmo caminho na hora de ampliar a rede. Não raro elas deixam de lado questões importantes, como manutenção e prevenção.
Ampliar uma infraestrutura significa redesenhar novamente a rede, e isso exige a ajuda de uma empresa especializada em suporte em TI. Somente um parceiro especializado poderá ajudar sua empresa a fazer as escolhas certas. Como as PMEs não possuem capital para substituir toda a infraestrutura de TI, é necessário definir as prioridades e escolher as mudanças que irão otimizar a operação, reduzindo custos e, consequentemente, melhorando a receita.

Suporte para ampliar

A TicMax entende a realidade das pequenas e médias empresas, oferecendo soluções em TI para melhorar a eficiência operacional e reduzir de custos. Os serviços em infraestrutura abrangem desde as instalações básicas de pontos de rede e cabeamentos até procedimentos mais complicados, como instalações de servidores, VPN, redes Wireless, etc. Assim, a empresa contratante tem a possibilidade de centralizar todos os serviços ligados à infraestrutura de TI em um único fornecedor, o que gera mais tranquilidade e facilidade operacional no dia a dia.
Tem também serviços de monitoramento 24×7 do ambiente de TI e atua com soluções de infraestrutura de telefonia digital. “Com recursos e softwares de ponta, é possível monitorar os principais sistemas e hardwares do seu negócio, atuando remotamente e pontualmente em qualquer dificuldade que possa aparecer no dia a dia”, destaca Daniel Magalhães, diretor executivo da empresa. Conheça mais sobre o trabalho da TicMax em infraestrutura de TI.