Backup: toda empresa precisa! Escolha a opção mais adequada para a sua empresa

Há uma máxima que diz que só damos valor para algo quando o perdemos. Isso faz bastante sentido quando uma pequena ou média empresa perde um dado ou arquivo fundamental para o seu negócio – seja por conta de uma falha no sistema, vírus ou mesmo roubo. Para que a empresa não saia dessa experiência prejudicada, a saída é investir no backup – palavra em inglês que significa cópia de segurança.

Tipos de Backup

Muitos sócios e diretores de pequenas e médias empresas ainda apostam em cópias de seguranças domésticas, como pendrives, hds externos e CDs regraváveis. Além de tais modalidades serem inseguras – visto que podem ser corrompidas ou perdidas – há aqui outros dois problemas: elas não salvam os arquivos em tempo real e possuem um armazenamento limitado. Na prática, isso significa que você pode se deparar com uma cópia incompleta ou desatualizada quando mais precisar.

Há outras modalidades de backups, mais eficientes e seguras, com rotinas de backup automáticas e utilizando outros tipos de mídias (fitas magnéticas, storages, HDs externos, etc.). Estas muitas vezes dependem de processos manuais para garantir segurança, já que o recomendado é que os dados não fiquem no mesmo local dos servidores de onde foram copiados.

Na prática, essas modalidades também não atendem as empresas. Normalmente, os dados copiados não são analisados, ou seja, não se checa se foram salvos corretamente. As pessoas se esquecem de levar a mídia para um local seguro ou se esquecem de trazer a mídia novamente para a operação, comprometendo o backup do dia. Além disso, os vírus modernos tornaram estas práticas obsoletas, criptografando todos os dados dos equipamentos ligados aos servidores.

Segurança da Nuvem

Impossível falar em segurança em TI sem citar o backup em nuvem  –a melhor modalidade para pequenas e médias empresas. Os arquivos são copiados automaticamente, de forma segura e criptografada para um Datacenter.

Porém, fique atento: há uma diferença entre manter “arquivos em nuvem” e possuir um “backup em nuvem”. O armazenamento em nuvem somente guarda os arquivos, sem criar cópias. Ou seja, se um dado importante for deletado do HD, ele automaticamente é excluído da nuvem também.

Com o backup em nuvem, os arquivos são criptografados e armazenados em várias versões, de acordo com as rotinas de backup pré-configuradas (diária, semanal, mensal, etc.) Os dados podem ser resgatados a qualquer momento, podendo escolher a versão ou data que se pretende obter a cópia.

Para as pequenas e médias empresas, além de implantar um sistema de backup seguro e manter rotina de atualizações, também é fundamental possuir um bom suporte em TI para os processos de backup. Isso, claro, só pode ser feito por especialistas, ajudando a manter os seus dados protegidos e bem seguros.

A TicMax oferece opções de segurança em TI que cabe no bolso das pequenas e médias empresas. Conheça aquela que mais se adapta a realidade e a necessidade do seu negócio contatando-nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *